Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Taxa média de juros no cartão de crédito supera em agosto 451% ao ano

Publicado por Fabio Cardozo de Sa
há 8 anos

Taxa mdia de juros no carto de crdito supera em agosto 451 ao ano


A taxa média de juros cobrada no cartão de crédito atingiu, em agosto, o patamar de 451,44% ao ano, o maior desde outubro de 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado nesta segunda-feira (12).

Ao mês, a taxa apurada foi de 15,29%, ante 15,22% em julho (ou 447,44% ao ano).

Os juros médios no cheque especial também subiram no mês passado, passando para 12,16% ao mês ou 296,33% ao ano. É o maior nível desde março de 1999.

Segundo a Anefac, a inflação persistente, os juros em patamares elevados e o aumento de impostos achatam a renda das famílias e aumentam os índices de inadimplência. Com risco maior de calote, os bancos acabam subindo as taxas para compensar eventuais perdas, diz Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da associação.

A atual crise na qual o Brasil está mergulhado deve agravar os níveis de inadimplência. Por isso, afirma, a tendência é de que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses.

"Mas sempre existe a expectativa de que o Banco Central possa vir a reduzir a taxa básica de juros (Selic) nos próximos meses e este fato pode igualmente contribuir para a redução das taxas de juros das operações de crédito", complementa, em nota.

Os juros médios para pessoas físicas subiram de 8,09% ao mês em julho (154,35% ao ano) para 8,13% ao mês em agosto (155,48% ao ano).

Das seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac, cinco registraram aumentos nas taxas em agosto. Apenas financiamento de veículos se manteve inalterada.


Fonte: IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

http://www.idec.org.br/em-ação/noticia-consumidor/taxa-media-de-juros-no-carto-de-credito-supera-em-...

  • Sobre o autorFábio Cardozo de Sá - Advogado Especialista em D. Penal e D. Processual Penal
  • Publicações15
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-media-de-juros-no-cartao-de-credito-supera-em-agosto-451-ao-ano/386288780

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)