Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ação para ressarcimento de aumento abusivo em plano de saúde prescreve em três anos

Publicado por Fabio Cardozo de Sa
há 8 anos

Ao para ressarcimento de aumento abusivo em plano de sade prescreve em trs anos


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, sob o regime do Código Civil de 2002, prescreve em três anos o direito de reclamar ressarcimento de valores pagos a plano de saúde quando a cláusula de reajuste for declarada nula. Sob o Código de 1916, o prazo era de 20 anos. A decisão agora balizará a apreciação de matérias similares em todos os tribunais do país.

Os ministros julgaram, sob o rito dos recursos repetitivos, dois recursos especiais que questionavam os prazos prescricionais aplicáveis em duas situações: na proposição de ação para declarar nula cláusula de reajuste por mudança de faixa de idade; e, declarada nula a cláusula, no ajuizamento de ação para pleitear o ressarcimento do valor pago de forma indevida.

O assunto foi cadastrado no sistema dos recursos repetitivos como tema 610. Os ministros decidiram, por maioria de votos, que não há prescrição para ingressar com ação que conteste a cláusula de reajuste de mensalidade do plano de saúde enquanto vigente o contrato.

Quanto ao ressarcimento dos valores pagos, a tese consolidada foi proposta pelo ministro Marco Aurélio Bellizze: "Na vigência dos contratos de plano ou de seguro de assistência à saúde, a pretensão condenatória decorrente da declaração de nulidade de cláusula de reajuste neles previstas prescreve em 20 anos (Código Civil de 1916) ou em três anos (Código Civil de 2002), observada a regra de transição do artigo 2.028 do CC/2002" (Resp n. 1360969 e 1361182) - (Com informações da Assessoria de Comunicação do STJ).


Fonte: TJSC

  • Sobre o autorFábio Cardozo de Sá - Advogado Especialista em D. Penal e D. Processual Penal
  • Publicações15
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-para-ressarcimento-de-aumento-abusivo-em-plano-de-saude-prescreve-em-tres-anos/387816259

Informações relacionadas

Consumidor News, Bacharel em Direito
Notíciashá 2 anos

Qual o prazo de prescrição do reembolso do plano de saúde?

Rodrigo da Rocha Lobo, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de Revisão de Clausula Contratual Abusiva de Reajuste de Plano de Saúde C/C Pedido de Danos Materiais com Repetição de indébito

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Decurso De Prazo

ROBISON THEDOLDI JUNIOR, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Pedido de Revelia

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

STJ: Ação para ressarcimento de aumento abusivo em plano de saúde prescreve em três anos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)